Professor Kleber Nascimento representa o Colégio Montessori no Corridão Solidário

Filosofia X Robótica: Círculo das Emoções

Ensino da matemática através de atividades lúdicas

A Professora de Geometria e Álgebra do Ensino Fundamental II, Adriana Viana, utilizando atividades lúdicas, desenvolveu junto com seus alunos duas atividades para o ensino da geometria e dos números inteiros.

Para trabalhar geometria (turmas do 6º ano), a professora escolheu a técnica com balas de jujuba na construção de esqueletos de poliedros, de modo que as balas representem os vértices e palitos, as arestas. A construção de poliedros é fácil e rápida, facilitando seu uso na própria sala durante as aulas, além do material ser de baixo custo e de fácil acesso.

Já para o ensino de Números Inteiros (turmas do 7º ano), foi realizado o Termômetro Maluco, que faz com que o aluno aprenda o jogo de sinais (positivo e negativo) se divertindo. A introdução de atividades lúdicas facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

Suzana Lima