História

O Colégio Montessori é uma instituição de ensino de caráter particular com uma trajetória de 31 anos de bons serviços prestados a comunidade de Paulo Afonso e região circunvizinha. Busca em seu papel educativo fortalecer as relações baseadas no engrandecimento da família como célula-mor da sociedade e a formação integral do cidadão.

NOSSA HISTÓRIA
Tudo começou em 1985, quando a proprietária Marileide Queiroz recebeu em comodato o antigo escritório do hangar da CHESF-Companhia Hidroelétrica do São Francisco para dar início a um sonho, nascia assim a Escola Montessori, fundada com apenas 11(onze) alunos e um belíssimo ideal: formar cidadãos conscientes e aptos a intervir na sociedade.

1986 - A Escola amplia suas instalações com a construção de mais uma sala e um banheiro a fim de atender os três períodos da pré-escola e acomodar melhor a então quantidade de 60 alunos.

Em 1987 continua crescendo e firmando conceito junto à comunidade. Mais salas são construídas e o quadro docente atinge a quantidade de 100 estudantes. Neste ano inicia-se o estudo do Regimento Escolar para registro junto à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, almejando-se assim atender também o 1º grau, atualmente chamado Ensino Fundamental.

1988 - com 120 alunos, 6(seis) professores, 2(dois) auxiliares, 1(um) jardineiro, 1(uma) zeladora e 1(uma) secretária, a construção de mais 2 (duas) salas, a escola entra com a documentação do Regimento Escolar na Secretaria de educação, transforma-se em micro empresa.

1989 - A Escola Montessori recebe autorização de funcionamento pela portaria de nº 2805 publicada no Diário Oficial de 31/05/1989 e passa a atender alunos de 1º grau (atual Ensino Fundamental).

Em 1990 inicia suas atividades letivas com uma perspectiva de 400 alunos matriculados nas séries respectivas da pré-escola e 1ª a 4ª série do 1º grau.

2000/2001 - Expansão do nível de ensino, o colégio inicia a formação de turmas de 5ª a 8ª série oferecendo em seu currículo aulas de Inglês e Espanhol; e Informática para os alunos a partir dos 4 anos de idade.

Em 2003 através de processo licitatório a Escola Montessori firma junto a CHESF o contrato de funcionamento do imóvel denominado “Escola Adozindo Magalhães de Oliveira” destinado ao funcionamento de atividades educacionais do Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Ensino Médio, visando fortalecer possibilidades de desenvolvimento acadêmico.

2008 - Com o encerramento do contrato com a CHESF, a unidade II do Colégio Montessori transfere-se para a Unidade centro, sede da escola situada na Avenida Apolônio Sales, S/Nº na cidade de Paulo Afonso-Bahia, agora reformada e ampliada para proporcionar a clientela maior conforto e a certeza de fazer de uma trajetória de sucesso.

Em 2010 aos seus 25 anos de história na educação Pauloafonsina, o Colégio Montessori emprega 100 funcionários e atende 980 alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com o Lema MONTESSORI- 25 ANOS, UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO, o Colégio comemorou com desfile e em um grande evento artístico denominado MONTEARTES, a alegria de seu 25º aniversário.

Atualmente, o COLÉGIO MONTESSORI oferece os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com curso extra de Ballet e enriquecimento curricular de Informática Educativa e nas áreas de línguas: Inglês e Espanhol.

Sob uma linha pedagógica eclética, visando desenvolver habilidades e competências e procurando dar embasamento necessário para a aquisição de um alicerce sólido na formação de caráter e senso crítico, o Colégio emprega atualmente 110 funcionários, entre professores, coordenadores, orientadores, psicóloga, brinquedista, bibliotecária, pessoal de CPD-Controle e processamento de dados, apoio e administrativo e atende 1000 alunos distribuídos em dois turnos: matutino e vespertino com turmas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.