Corujão Esportivo

Minha Caixa de Histórias

Projeto Conhecendo o Ecossistema

No período de 17 a 20 de abril, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I estiveram envolvidos com o Projeto Conhecendo o Ecossistema. Este projeto visa construir conhecimentos sobre o universo de plantas e bichos que compõem nosso ecossistema e, desta forma, despertar a consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que vivemos.

De caráter interdisciplinar que envolveu conteúdos de ciências, português e artes, o projeto levou as crianças a construírem juntos conhecimentos a respeito do tema estudado, de maneira lúdica, tanto na teoria quanto na prática.

Na primeira etapa, os alunos assistiram vídeos para compreenderem melhor o conceito de ecossistema e depois foram orientados a trazer bichinhos de jardim para a sala de aula e confeccionaram cartazes sobre o bichinho escolhido, elencando suas partes e características. Em seguida assistiram ao filme Vida de Insetos e lhes foi solicitado um resumo do mesmo.

Já na segunda etapa do projeto, os estudantes foram à Praça das Mangueiras onde puderam conhecer a diversidade de plantas e animais existentes no local e foram orientados a catalogar as espécies encontradas. Os alunos também receberam orientações de cuidados com o meio ambiente e desfrutaram de um piquenique.

Para finalizar o projeto, os alunos confeccionaram um terrario com material trazido de casa e com orientação da professora. Para a professora Ana Paula, idealizadora do projeto, a satisfação de ver seus alunos envolvidos e comprometidos com as tarefas propostas são a maior motivação para continuar desenvolvendo projetos dessa natureza.

Confira as fotos abaixo.

Visita Praça das Mangueiras