Calendário de Torneios de Xadrez para o ano de 2020

Projeto Pintura dos Fraldinhas

Cultura e Ideologia: O Lugar da Mulher

Os alunos do 2º ano do ensino médio, do Colégio Montessori, realizaram em 10/03, atividade ‘Cultura e Ideologia: O lugar da mulher’, da disciplina Sociologia, ministrada pela professora Ana Claudia Soares.

Alusiva ao 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, a atividade objetivou mostrar que além de homenagens em data comemorativa, as mulheres precisam ser mais valorizadas.  Os alunos através de pesquisa, trouxeram para sala de aula dados com índices alarmantes dessa violência, números de feminicídios, estupros, dentre outras violências sofridas cotidianamente pelas mulheres.

“Temos, infelizmente, em nosso país uma cultura de violência contra mulher, e aproveitando que estamos na semana da mulher, decidimos juntos, eu e meus alunos, fazermos esta exposição mostrando que além de flores, chocolates e homenagens, a mulher precisa ser valorizada e compreendida na sua totalidade”, explicou a profª de Sociologia, Ana Cláudia Soares.

Os estudantes montaram uma exposição tendo como pano de fundo, vestimentas femininas, frases e questionamentos sobre estes índices de violência. Grandes mulheres da história também foram homenageadas por suas contribuições nas mais diversas áreas.

“O que quisemos demostrar com as roupas foi exatamente a questão de que as mulheres vêm sendo tratadas de acordo com o que vestem, e isso não tem ligação nenhuma, muitas mulheres são assediadas e violentadas por essa questão. O corpo é dela, ela pode fazer o que quiser, vestir o que tiver vontade, a vestimenta não vai determinar seu caráter”, afirmou a aluna Ana Beatriz.