O Projeto Folclore 2015 foi realizado no Colégio Montessori em dois momentos culturais. No período de 19 a 21 de agosto, o primeiro envolveu as crianças da Educação Infantil em atividades voltadas aos brinquedos e brincadeiras folclóricas, e o segundo, na manhã do sábado, 12 de setembro reuniu alunos do Ensino Fundamental I na alegria cultural de um belíssimo Festival de danças folclóricas.
A temática brinquedos possibilitou as crianças do Grupo 2 conhecer e construir com suas professoras muitos brinquedos. As brincadeiras folclóricas ensinadas pelas professoras envolveram o Grupo 3 em diversão e aprendizado. O Grupo 4 apresentou lindas cantigas de roda. Os alunos do Grupo 5 encenaram lindamente as lendas da Vitória-Régia e a do Girassol.
Na culminância desta etapa, a coordenação pedagógica e representação do corpo docente trouxe a lenda do Boi Bumbá que serviu de inspiração também para a decoração temática do espaço da Educação Infantil, cenário dessa lúdica e prazerosa sequência didática sobre nosso folclore. “Fico muito feliz e grata a todos. Aos docentes pela dedicação, às crianças pela participação efetiva, alegria e disposição e aos pais pela parceria e credibilidade em nossos projetos” agradece a Coordenadora Cíntia Kelly.
O festival de danças do Ensino Fundamental I objetivou cultivar as riquezas folclóricas do nosso país e valorizar os diversos estilos musicais, variados ritmos e danças como a apresentação do 1º ano que trouxe cantigas de roda ritmadas repletas de personagens folclóricos; o teatro do Saci na garrafa; a Festa do Boi Bumbá. O Grupo de capoeira Muzenza do Professor Alex, abrilhantou o festival, apresentando com o 5º ano B, o Maculelê e a Capoeira. “É gratificante possibilitar cultivar em nossas crianças as riquezas culturais do nosso lindo Brasil” comentou a Professora Ivoneide.
A participação dos alunos e de toda equipe foi marcante, juntos concretizaram os objetivos planejados. Viva o nosso Folclore Brasileiro!
Clique aqui e veja as fotos do Infantil
Clique aqui e veja as fotos do Fundamental I