Por que o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março?
O Dia Nacional do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem a Manoel Bastos Tigre, primeiro bibliotecário do Brasil. Manoel Bastos se dedicou à biblioteconomia. Ao conviver com tantos livros, ele se tornou escritor, poeta, jornalista e publicitário. Escreveu ainda peças de teatro e foi humorista. Viu como a leitura pode fazer uma pessoa descobrir seus talentos?
O que faz um bibliotecário?
Além de se dedicar à conservação dos livros, o bibliotecário zela pelos periódicos, ou seja, jornais e revistas. E também organiza a biblioteca para facilitar a busca de quem está pesquisando. Ele tem a responsabilidade de manter atualizado o banco de dados da biblioteca, catalogar livros e lidar com tudo o que está relacionado ao armazenamento e distribuição de informações. Atualmente, os bibliotecários lidam com páginas da internet e arquivos de documentos informatizados. Mas não foi sempre assim. Quando a escrita foi inventada, os bibliotecários, chamados escribas, escreviam as leis, registravam fatos do cotidiano e preservavam os livros. Já na Idade Média, as bibliotecas eram religiosas, pois os monges se tornaram copistas e editores de livros. Eles também se preocupavam em proteger as obras literárias.
Porém, o perfil do Bibliotecário deve se moldar às características específicas da Biblioteca Escolar (BE). As competências e habilidades profissionais deverão garantir a qualidade do serviço oferecido, de maneira a universalizar e facilitar o acesso à informação, principalmente para a população jovem (infantil e infanto-juvenil) inserida no contexto escolar brasileiro. A ideologia tecnicista da Biblioteconomia não deve sobrepor à ideologia pedagógica da Escola.
Contudo, o trabalho do Bibliotecário não deve ser isolado. Deve ser integrado ao trabalho do diretor, dos supervisores, orientadores, professores, alunos e pais, contribuindo para que a Biblioteca Escolar seja um mecanismo que influencie efetivamente na qualidade do ensino.