Quem disse que o ensino da matemática precisa ser chato? Não deve e nem pode. E aqui no Colégio Montessori não é mesmo. Por isso, Adriana Viana, professora de Geometria e Álgebra do Ensino Fundamental II, trabalhou com as turmas do 6º e 7º anos, a construção de poliedros com jujubas e palitos e o termômetro maluco, respectivamente, para ensinar conteúdos de geometria e números inteiros.
Além de divertidas, as atividades demonstram, de maneira prática, os conceitos trabalhados na disciplina. A construção de esqueletos de poliedros com ajuda de jujubas e palitos é fácil e rápida e utiliza material de baixo custo.
Já para o ensino de Números Inteiros, o Termômetro Maluco foi utilizado para demonstrar o uso dos números positivos e negativos. Para Adriana, “este tipo de atividade ajuda a motivar os alunos e estimular a curiosidade matemática, e ainda o entendimento do uso desses conceitos em nosso cotidiano”.
Além de divertidas, as atividades demonstram, de maneira prática, os conceitos trabalhados na disciplina. A construção de esqueletos de poliedros com ajuda de jujubas e palitos é fácil e rápida e utiliza material de baixo custo.
Já para o ensino de Números Inteiros, o Termômetro Maluco foi utilizado para demonstrar o uso dos números positivos e negativos. Para Adriana, “este tipo de atividade ajuda a motivar os alunos e estimular a curiosidade matemática, e ainda o entendimento do uso desses conceitos em nosso cotidiano”.
Galeria de Fotos
Suzana Lima
ASCOM