Pais dos alunos do Colégio Montessori recebem homenagem em estilo Rock’n Roll

Conhecendo a cor amarela

O ensino da Matemática através de jogos

O ensino da matemática é um dos maiores desafios das escolas em todas as etapas da educação básica. E é sabido o quão a matemática é importante para nosso dia a dia, uma vez que saber matemática permite organizar as finanças pessoais e familiares, analisar as taxas de juros do cartão de crédito, etc. Saber matemática melhora a atuação profissional mesmo em áreas nas quais ela não é tão evidente.

Além disso, a matemática desenvolve habilidades que não podem ser medidas em aplicações diretas no cotidiano, nem tampouco em uma prova. São as habilidades de pensamento que se desenvolvem em um cenário de aprendizagem matemática para além de conhecimentos pontuais. Aprender matemática por investigação e problematização amplia o raciocínio crítico, a capacidade de argumentar com fundamentação, de analisar uma situação sob vários pontos de vista, de ter resiliência e autoconfiança.

Tendo isso em vista, a Coordenação do Ensino Fundamental I desenvolveu no último dia 05/08, o projeto O ensino da Matemática através de jogos com o objetivo de resolver situações de matemática e problemas que envolvam: adição, subtração e multiplicação através de jogos e assim melhorar a apreensão desses conteúdos pelos estudantes.

O projeto foi desenvolvido com as turmas do 2º ao 5º ano, onde os mesmos confeccionaram os jogos em sala de aula ao longo da semana e aplicaram na demais turmas no sábado, dia da culminância do projeto. Para tornar as atividades mais divertidas, os alunos que conseguiram acertar as respostas foram premiados com doces diversos.

Confira as fotos das atividades desenvolvidas ao longo do projeto.