Teve espetáculo, sim senhor!

As cores do meu mundo: trabalhando a cor azul

Projeto Super Cores - Trabalhando a cor vermelha

O aprendizado das cores é um dos marcos do desenvolvimento infantil e facilita uma série de outros aprendizados, como a noção (subjetiva) de adjetivo, a formação de pares de palavras e frases, a montagem de quebra-cabeças.

As crianças são capazes de perceber as cores desde bem cedo (por volta dos 4 meses), mas demora um pouco mais para que consigam ligar o nome da cor àquela característica do objeto. Isso porque a criança ainda não sabe, inicialmente, o significado da palavra cor, o nome dos objetos e nem de outras características.

Com o objetivo de iniciar as crianças no aprendizado das cores, a professora Cristiane Gomes, do grupo III, desenvolveu o Projeto Super Cores. O projeto é desenvolvido ao longo do ano letivo e é divido em fases onde cada cor é trabalhada individualmente. Personagens de desenhos animados e super heróis das histórias em quadrinhos são utilizados, de acordo com a cor de sua vestimenta, como meio facilitador para a aprendizagem, e o personagem escolhido desta vez foi o Chaves.

A primeira fase desse projeto trabalhou a cor vermelha e aconteceu no período de 14 a 17 de março. Diversas atividades foram desenvolvidas ao longo da semana que teve sua culminância com um piquenique onde foi solicitado aos pais que enviassem para a escola alimentos na cor vermelha. As crianças se reuniram no parquinho onde puderam degustar e também dividir o seu lanche com os coleguinhas

“Esse projeto acontece há 3 anos e é gratificantes poder vivenciar momentos em que a criança aprende de forma prazerosa, descobrindo a magia das cores, ao mesmo tempo que percebem a riqueza e variedade das cores no dia a dia”, afirmou tia Cris.