Neurociência aplicada à educação do seu filho

II MONTEC supera em público, conteúdos e experimentos a 1ª edição

Projeto de história incentiva o hábito da leitura

Com o objetivo de estimular os alunos para o exercício da leitura e alcançar uma aprendizagem significativa, o professor de história Gamaliel Barbosa criou o projeto SICOLE: silêncio, concentração e leitura, para os alunos do Ensino Fundamental II.

“Há muito observa-se que os alunos não possuem o hábito da leitura e, de uma forma geral, essa prática é vista como específica das disciplinas de linguagens, o que é um equívoco, visto que todas as disciplinas precisam de um olhar mais aguçado para a compreensão dos seus conteúdos”, explica Gamaliel.

Diante dessa perspectiva, o professor sentiu a necessidade de criar um projeto que despertasse nos alunos o interesse e o prazer pela leitura dos mais variados conteúdos, sobretudo aqueles estigmatizados como decorativos, como é o caso de História.

O projeto funciona em forma de desafio onde o professor ministra o conteúdo programático, abrindo espaço para debates e para tirar dúvidas. Na semana posterior, os alunos se reúnem em grupos para responder aos questionamentos feitos pelo professor e demais colegas de classe. A cada acerto das questões propostas os grupos ganham pontos e ao alcançarem a maior somatória, serão bonificados nas avaliações bimestrais. O grupo vencedor é premiado com uma aula passeio que este ano será para o Quilombo dos Palmares em Alagoas.

Suzana Lima – Assessoria de Comunicação